"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Debrecen - alguns apontamentos "A Roma Calvinista"

Já é tarde por aqui, mas não resisti a falar um pouco sobre Debrecen, que realmente ainda não dei a conhecer...
Só uns pequenos apontamentos, o resto ficará para mais tarde!...

Esta encantadora cidade tem 200 mil habitantes, sendo a segunda cidade do país.

Agora um pouquinho de história...

"Debrecen, que chegou a ser declarada propriedade sultânica em 1555 quando caiu nas mãos dos Turcos, conseguiu resistir depois à Contra-Reforma encabeçada pelos Habsburgos, mantendo o epíteto de capital protestante da Hungria que já havia adquirido em 1540 quando se converteu na Roma Calvinista. Foi ainda em Debrecen, na altura capital da Nação, que, a 14 de Abril de 1849, Lajos Kossuth destituiu os Habsburgos e proclamou a independência da Hungria.

Hoje a cidade é conhecida pelas suas excelentes termas e pela sua reputada universidade."

Devo confessar que ainda não fui a banhos (públicos, claro!) por aqui...mas estará para muito breve

Ficam umas imagens para se deliciarem....



O que podem ver é a Grande Igreja Reformada: é a grande igreja calvinista da cidade! Ela ocupa o lugar de uma outra de 1291, a de Sto. André, destruída pelo fogo em 1802. A presente igreja foi erigida entre 1819-23, segundo projecto de Mihály Péchy. O seu órgão data de 1838. Foi nesta igreja que, a 14 de Abril de 1849, se reuniu o parlamento húngaro para, na voz de Lajos Kossuth (ainda se conserva a cadeira donde proferiu o discurso) e à revelia do regime habsbúrgico, ser declarada a independência unilateral da Hungria.

Podem ver também o eléctrico que circula por toda a cidade.



Mais dois aspectos do eléctrico fofinho nas ruas de Debrecen... ;) E o pormenor arquitectónico do prédio rosa à direita....  Ah, e o pormenor dos sinais de trânsito, estão pendurados nos fios... Achei tão estranho no 1º dia, mas agora já acho giro... Até porque nas grandes passadeiras para peões, os semáforos indicam o tempo que temos para passar até retornar a vermelho, muito útil!!


Beijinhos....
Bons sonhos.....







quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aspectos positivos...

Olá a todos! Hoje, só para esquecer um pouco as partes menos boas da comida que já descrevi...vou contar alguns aspectos positivos.


Por todo o campus existem mercearias onde podemos comprar boa fruta, água, leite e todos os outros produtos básicos, fica a foto...





Se repararem bem existem 2 mercearias uma ao lado da outra nesta foto, à esquerda a ABC, e à direita a que tem fruta cá fora e o símbolo da "Olá" que aqui tem outro nome.
Na da esquerda existe pão, que por estas bandas é bonzinho e mais barato que o nosso, chega a ser menos de metade do preço. Na da direita existe boa fruta, foi a tal mercearia onde comprei as ameixas que a senhora fez questão de lavar. A fruta mais barata nesta altura, para além das ameixas são as uvas, com bagos pequeninos, docinhos que fazem lembrar as nossas uvas da vindima...

Aqui também existem iogurtes "Activia" da Danone só que existem outros sabores (confesso que fiquei feliz!) tais como: Mirtilo (este é óptimo) e Cereja. Eles vendem-nos à unidade por 120ft, cerca de 44cent. Por isso desenganem-se!! Aqui também há produtos iguais aos que nós consumimos. :) A Becel chama-se Flora mas é exactamente o mesmo produto, e também tem o símbolo da fundação de cardiologia, mas neste caso, da húngara. (Este espaço foi exclusivamente publicitário, sim, porque isto é um blog sério!!!!)

Mesmo em frente a estes mini-mercados está o 1º Departamento de Medicina Interna, onde tenho teóricas  e práticas de Gastrenterologia, e que ainda não vos tinha mostrado:





(Um dia destes tenho de vos contar a minha aventura com as águas da Hungria, mas para isso preciso de me preparar e de tirar umas fotos... Fica desde já o suspense.... Acreditem que se vão surpreender... Sempre que tenho sede compro 1 garrafa de 0.5L de água que tem a cara de um Português e sinto-me mais aconchegada... Quem será? Podem dar sugestões.... Em breve conto tudo....:))

E por último, por hoje, claro, eu sabia que se desse esta informação as pessoas ficariam  sempre na dúvida acerca da veracidade...então, nada melhor do que uma imagem! :) Eis o horário de funcionamento da mercearia ABC do campus (a que está à esquerda na primeira foto deste post)....


 

Portanto, vou traduzir o horário....

Segunda - Sexta   6 (!!!!!!!!!!) -18         (Mas é aceitável, ok....)

Sábado - 7 - 14      ( Pronto, tudo bem, depois no Domingo descansam até mais tarde....)

Domingo - 8 - 14  (Na realidade, dormem mais 1 horita, nada mau!!!! ;))

Beijinhos....... ;)








terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cantinas voltem.... Estão perdoadas!!!.....

Pois é.... A minha aventura pelas cantinas da zona tem sido um desastre...
A primeira vez que me desloquei lá olhei para o painel que indicava os preços e fiquei a saber o mesmo acerca dos pratos que existiam.... Respirei fundo e aventurei-me... Olhei para a comida e vi carne de porco cortada aos pedaços ("nada mau, sempre têm algo que eu conheço", pensei na altura) e escolhi logo isso com um gesto de indicador; pedi arroz branco também apontando... Fiquei toda contente por terem sopa! Tirei logo o prato de sopa para o meu tabuleiro... Desloquei-me para outro lado, nada de fruta... Ah, mas havia pepino cortado aos bocadinhos...em água! Achei estranho, mas foi escolhido!!!

Primeira sensação: a sopa!!! Levei a colher à boca e senti doce em vez de salgado e frio em vez de quente... Haviam bagos de uvas dentro da sopa... Desapontamento!! Eles têm sopa fria e doce!!!! Que horror!!! ;) Olhei para o lado e vi 1 casal na casa dos 50 anos a comer a sopa com naturalidade... Choque cultural é assim!!! Foi posta de lado!!!
Carne com sabor normal, arroz com sabor a arroz e o pepino? O pepino estava rijinho mas doce!!! A calda onde ele estava era doce!!! Outra admiração idiota para os húngaros, com certeza! Mas comeu-se!

(De ressalvar que o pepino aqui na Hungria é bastante bom, ontem fiz salada de pepino à noite e é mesmo delicioso e maior que os nossos! LOL)

Hoje voltei às cantinas já a dizer mal delas antes de as ver!!! Desta vez comi carne de vaca no mesmo estilo da outra e massa que mais parecia cuscus gigante. Sopa, nem pensar! Fruta come-se quando se chegar a casa... Vi um coreano a fazer 1 mistela das grandes: levava 1 prato de carne de porco com molho, arroz e 1 panado por cima!!! Grandes misturas!!!! Tão pouco tempo e já tenho saudades de um prato português... e até das cantinas da cidade universitária!!! Estou a delirar??? Meninas, aproveitem que essas cantinas são 5 estrelas!!!! HIHIHI

Ah, ia-me esquecendo do café, há sempre máquinas de café espalhadas por todo o lado e acreditem ou não sabe-me sempre bem aquele café. Fica a 80ft, ou seja uma média de 0.30 euros.

Beijinhos....


O preço nunca é como o nosso prato social (fixo), paga-se cada ingrediente em separado

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Campus verde... Verde campus....

Houve dias nesta semana em que a aceleração de ter que chegar às aulas, e de não saber ainda onde ficava aquele departamento específico, se dissipou pelo simples facto de olhar para o lado... e de ver jardinzinhos com banquinhos vermelhos onde as pessoas se sentam e se distraem um pouco, e onde alguns parzinhos descontraem e trocam bactérias húngaras, ou israelitas, ou polacas, ou coreanas, etc... ;) Sim, porque isto por aqui é um autêntico melting pot... Até residência coreana construiram!...

Continuando, múltiplas árvores de folha caduca e persistente espalhadas pelo campus anunciam a chegada do tempo mais frio, apesar de continuarem imponentes e frondosas... A sensação é de liberdade e de Paz... À medida que caminho, cruzo-me com estatuetas de Professores que deixaram uma herança científica importante para a Faculdade, com africanos, com israelitas, com coreanos, com estudantes lindíssimas que me parecem indianas, com húngaras de mini mini saia...

As bicicletas são uma constante...  O meu último espanto foi ver um rapaz da minha idade com aquelas sapatilhas com rodinhas que estão muito na moda entre os mais pequenos.... Confesso que pensei logo em comprar umas... ;)

Por aqui, o verde das folhas mistura-se com todas as raças e deixa um cheirinho mágico e uma nova esperança...

Beijinhos.....
























































quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Edifício principal e campus...



O edifício principal delimita o campus assim como muitos outros edifícios... Só para terem uma noção, todo o campus está a partir da parte posterior do edifício.
Os húngaros adoram passear de bicicleta ao fim de semana e durante a semana... Posso até dizer que eles a usam bem mais como meio de transporte do que como divertimento. Os estudantes também são adeptos das 2 rodas ecológicas...
E dão realmente muiiiiiiiiiiiiiiiiito jeito. Farto-me de andar a pé de um departamento para outro, para casa, enfim!!!

Isto é enooorme cá dentro. Os professores terminam as aulas 15 minutos mais cedo para não chegarmos atrasados às aulas subsequentes!


O campus azul e o campus laranja são os campus que percorro sempre todos os dias. No fundo formam o grande campus da Faculdade de Medicina. Vivo no extremo do campus azul e normalmente tenho que ir ao campus laranja ter aulas... São +- 15 min a andar relativamente bem (como eu costumo andar;)) Tem uma vantagem relativamente a Lisboa, é tudo plano!






Agora vou mostrar outros pormenores...

A igreja mesmo ao lado do edifício principal da Universidade... Tem um barzinho muito agradável com ligação à internet...






O edifício principal da Faculdade de Medicina que também delimita o campus....





Em frente a este edifício há a linha do eléctrico e esta maravilha... :)




E só para terem noção, mesmo ao lado do edifício da faculdade, a portinha que dá acesso ao campus....


A universidade...

O edifício principal da Faculdade...

The history of higher education in Debrecen goes back to the 16th century. The city established the Calvinist College of Debrecen in 1538. The College became soon the most important cultural center of the whole country, where a great number of writers, scientists and politicians received their education.In the 18th century the schools of Law and Theology were founded and although no separate School of Medicine existed, physicians were also trained in the College.




Today's University Medical School is rooted in this spiritual heritage. The present day Debrecen is also famous for its schools and higher educational establishments. The Medical School of the University of Debrecen is Central Europe's first campus medical school. It was in the year of the millennium (1896) of Hungary's foundation when the establishment of a modern University was decided upon in Debrecen. The University was officially inaugurated on October 23, 1918 and at that time consisted of four faculties: Arts, Science, Theology and Medicine. The Faculty of Medicine became an independent

University Medical School under the supervision of the Ministry of Health in 1951.




quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Terra Magyar...

A chegada a terra Magyar foi pacífica após 3h30min de avião...

A primeira impressão dos Húngaros não foi a melhor... e, para dizer a verdade, nem a segunda, nem a terceira... :) Mas a realidade é que aprendi a perceber que são um povo fechado à partida, que, à medida que vai conhecendo, se vai libertando e abrindo sorrisos....

Hello! Sorry, do you speak english?, pergunto eu pela milésima vez nestes dias iniciais.... Surge um abanar de cabeça e.... o meu desepero....
Truque! Mesmo que digam que não, falar em inglês com eles à mesma.... Uf!!! Canseira.....

São 1 povo madrugador, coisa que tenho aprendido às minhas custas.... Ai! E eu que gosto tanto de dormir!!!!...... E, claro está, já dizia o ditado, povo madrugador deita cedo(r)....
Às 20.30 fecham as barraquinhas de comida aqui no campus, imaginem!
E pensava eu se estivesse a ler este blog em Portugal: "Coitada! Quis comer e não pode!". Nada disso! Quem está em terra Magyar acaba por ter os hábitos dos magiares! Estava a comer às 19.30 e já me pareciam 21! E claro, assisti ao fecho da barraquinha porque fiquei a pastar no banco da esplanada a observar tudo....

E os supermercados do campus? Abrem às 7.00, outros às 6.30, outros às 8.oo, o mais tardar!!!
Hoje fui comprar umas ameixas que, para grande espanto meu (a ignorância provoca estas coisas...) eram a fruta mais barata que tinham. Fiquei toda contente, claro! A senhora do supermercado perguntou se queria que as lavasse... Nunca tal me tinha acontecido!
Disse que sim, claro!! (Atenção! Isto foi tudo com gestos!!!) E lá fui eu para casa toda contente a comer ameixas....

As laranjas são caríssimas... Lol

Beijinhos.....