"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

domingo, 23 de maio de 2010

O Amor virá! Sérvia e Bósnia...

Foi, sem dúvida, uma das viagens que mais me marcou, neste ano Erasmus. Pela guerra tão recente, pelas feridas que ainda não sararam, e que talvez fiquem abertas para sempre...
E por estarmos em plena Europa...

Uma noite em Belgrado, na Sérvia, que ainda não reconheceu a independência do Kosovo e que, por isso, ainda se encontra em conflito.
Confesso que os meus preconceitos se dissiparam um pouco,  o povo sérvio revelou-se aberto aos turistas ocidentais, simpático, prestável, com um olhar que me fez sentir compaixão.





Belgrado - Uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo ( a maioria dos sérvios é cristão ortodoxo)

Belgrado - os edifícios cinzentos que nos fazem lembrar o antigamente...

Belgrado - alguns edifícios bem preservados na baixa da cidade


Duas noites em Sarajevo, Bósnia Herzegovina.
Pelo peso histórico da cidade, por me recordar de ver imagens da guerra da Bósnia na televisão, por todas as atrocidades que se cometeram, por termos enviado uma força Portuguesa de Paz para a região, por ainda termos cerca de 50 militares na região, senti uma forte carga emotiva, nesta cidade.
Sarajevo foi completamente destruída durante a guerra da Bósnia, edifícios como a Biblioteca Nacional, o Hospital, várias mesquitas da cidade ficaram reduzidos a pó.
Impressionante foi constatar a rapidez com que a cidade foi reconstruída, tendo mais edifícios modernos do que Belgrado. Contudo, permanecem alguns prédios com marcas de balas, onde actualmente vivem pessoas, e outros "prédios fantasma" que ainda não foram deitados abaixo para serem reconstruídos...isso é deveras arrepiante...

A guerra da Bósnia veio mostrar, uma vez mais, a intolerância que os seres humanos têm com a diferença.
Se quiserem ler mais sobre a guerra da Bósnia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_B%C3%B3snia

Envolveu os três grupos étnicos e religiosos da região: os sérvios cristãos ortodoxos, os croatas católicos romanos e os bósnios muçulmanos. É o conflito mais prolongado e violento da Europa desde o fim da II Guerra Mundial, com duração de 1.606 dias. A guerra durou pouco mais de três anos e causou cerca de 200.000 vítimas entre civis e militares e 1,8 milhões de deslocados, de acordo com relatórios recentes. Do total de 97.207 vítimas documentadas, 65% eram muçulmanos bósnios, 25% sérvios e 8% croatas. Entre as vítimas civis, 83% eram bosníacos, 10% sérvios e mais de 5% eram croatas, seguido por um pequeno número de outros, como os albaneses ou povo Romani. 
Pelo menos 30% das vítimas civis bósnias eram mulheres e crianças.

Actualmente, o governo Bósnio é uma república presencialista com um representante bósnio muçulmano, um croata e um sérvio.
Sarajevo reaprendeu a viver na diferença, e é , curiosamente, isso que torna a cidade, do meu ponto de vista, tão especial. Olhamos e vemos mesquitas com os seus minaretes, igrejas católicas e ortodoxas. Há cemitérios para as 3 confissões religiosas separadamente e até para os comunistas (isto foi dito por um bósnio e eu achei piada).
Também me foi dito em Sarajevo: "Só há dois tipos de Homens: os bons ou os maus, o resto pouco interessa". 
Ficam as imagens de Sarajevo, com uma surpresa tão especial...

Um dos maiores hotéis de Sarajevo, foi completamente destruído durante a guerra.

 Uma das muitas mesquitas da cidade

Um dos mais recentes centros comerciais da cidade

Contraste: Prédios modernos, com prédio em ruínas do tempo da guerra

Jogo de xadrez em plena rua (faz lembrar o jogo da  malha nas nossas aldeias, não faz?;))

 Baixa de Sarajevo: cheia de esplanadas e de cafés muito acolhedores, mesmo em dia de chuva

Mais baixa, lá ao fundo, bem pequeno, mais um minarete

Universidade

Vestígios de guerra ainda não apagados

Vista de Sarajevo, entre as montanhas

Marcas de tiros em prédios de habitação...

Local histórico: o acontecimento que deu início à 1ª Guerra Mundial

A surpresa final...

E o fabuloso concerto... O profissionalismo... Os bósnios a aplaudirem de pé... E o Orgulho!...


Por fim, fica uma música dos U2 com o Pavarotti. O vídeo está em Português do Brasil, mas explica o propósito da música. As imagens são chocantes para pessoas mais sensíveis.





Um beijinho doce.
Sejam Felizes!

11 comentários:

  1. Olá Janine, boa noite.

    Uma feliz e produtiva semana.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do teu blog! A tua capacidade para contagiar as pessoas para aquilo que transmites é magnífico! :)

    Beijinho com muita saudade

    ResponderEliminar
  3. Oh... Tão querida! ;) Obrigada Rita! Espero que esteja tudo bem por aí, por aqui estou em plena época de exames, agora a estudar Otorrino. Mas tudo vai correndo bastante bem, vamos ver como me safo a Otorrino, na próxima semana.
    Daqui a pouco já estaremos todas juntas outra vez, fica um beijinho enorme também cheio de saudades vossas! ;)

    ResponderEliminar
  4. Janine...que fantásticas imagens, que experiência tão enriquecedora tu estás a ter...que orgulho em te ter como jovem amiga. A tua sensibilidade, inteligência e capacidade narrativa é muito marcante. Confesso que não consegui ver o vídeo dos U2, pois os genocídios deixam-me de rastos e pensar neste aqui ao pé de nós (no tempo e no espaço) arrepia-me de medo! O medo do ódio, da incompreensão, da indiferença...enfim o medo da miséria de sentimentos. Tão perto de nós..tão pertinho!
    Um beijinho grande
    TeresaM

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, querida TeresaM!
    Realmente esta realidade há tão pouco tempo deixa-nos com o tal medo da "miséria dos sentimentos", eu percebo.
    Obrigada, mais uma vez, pelas palavras sempre tão doces e bonitas.
    Um abracinho.

    ResponderEliminar
  6. Janine
    Desculpa a ausência,sei que me compreendes.
    É muita giro...bons estudos e melhores passeios.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Janine, boa noite.

    Bom fim de semana, alegre e divertido.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Querida Janine, o que a TeresaM disse eu subscrevo. A Humanidade não saiu em certos aspectos de um pensamento atrasado. AS guerras são prova disso. Acho eu. A cidade é linda. Ou então foram os teus olhos que captaram a beleza da cidade. Quando o sol a visita, deve ficar uma cidade rainha.
    Mil beijinhos.
    (Tenho um livro da Tia Árvore guardado para ti!!!!! E quando nos juntarmos para o tal almoço da amizade transgerações, já terei outro. Espero.... Se tudo correr bem...)

    ResponderEliminar
  9. Querida Natália, é claro que compreendo e...desculpas não aceites porque nem sequer é preciso pedi-las. Muito obrigada pelo carinho e amizade, sempre!;)

    Olá Xekim, um bom fim de semana alegre também para si. Obrigada pela visita. Beijinho

    Querida Madalena, muito obrigada pelas palavras e pelo carinho. Aceitarei com muita emoção esse livro (ou já serão 2? que maravilha!!! :)) Boa sorte e muita alegria para essa recta final.

    Para todas, será uma alegria poder conhece-las num tempo próximo, a vossa amizade comove-me, são pessoas muito especiais. Um beijinho com muita ternura.

    ResponderEliminar
  10. Lindo o blog!
    Encontrei quando pesquisava sobre o conflito da Bósnia. Adorei as fotos e a maneira com a qual vc dividiu as sensações da viagem.
    Beijos do Brasil =)

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada, Caio! Ainda bem que você gostou.
    Volte sempre.
    Um beijinho de Portugal.

    ResponderEliminar