"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

domingo, 30 de maio de 2010

ENT - "Ear, Nose, Throat"


A estudar, talvez, o exame mais importante por aqui (importante porque, todos dizem, ser o mais difícil). Na realidade, todos são importantes porque todos têm de ser feitos, e é se quero entrar em Setembro no 6º ano.

Otorrinolaringologia (o raio da palavra é comprida, mas os ingleses simplificam para Otolaringology e, aqui, todos falam em ENT, muito simples...

Entre ouvido médio, interno, laringe, cordas vocais, faringe, seios perinasais, sinusites, adenoidites e umas coisas mais terminadas em "ites" como rinites, a que decorei logo foi a honeymoon rhinitis, ou seja, rinite de lua-de-mel.
Passo a explicar, a honeymoon rhinitis tem sintomas idênticos aos da rinite alérgica e é relativamente comum nos recém-casados em lua-de-mel, devido à excitação sexual. (É engraçado como a mente tem poder até nas rinites!!! A mente domina tudo ;))

 Outra coisa que sempre achei muito interessante foi a relação do sistema límbico (emoções) com o sistema olfativo. O olfato é o único sentido que tem relação tão íntima e directa com o sistema cerebral das emoções... Daí os odores serem tão importantes na memória afetiva de cada um... Depois há a teoria das feromonas e da escolha inconsciente dos parceiros sexuais pelo odor humano que mais agrada (mas isso já é demasiado redutor, há concerteza múltiplas e complexas variáveis na escolha de um par, e ainda bem...;))

Depois desta deambulação de ideias, numa pausa de estudo, deixo-vos um beijinho e desejo uma semana em grande.
Cheirem muito, saboreiem muito, oiçam boa música e gastem a vossa voz com pessoas que mereçam ouvi-la, que as cordas vocais também se cansam...
Ah, e este conselho também é para mim, bebam muita água (acho que faz bem a tudo!!!;)) 


6 comentários:

  1. Giríssimo o teu post. És um "must"! Os aromas, os cheiros, levam-nos ao álbum das nossas memórias e estabelecem os links necessários a um presente que nos agrade. O que "cheira bem", mesmo que só a cada um dos nossos realíssimos narizes é porque vai "saber bem". Seja nas emoções, paladares ou lembranças...O cheiro da casa da avó...mhhhh
    Boa sorte para o exame de ENT que eu sei que vai correr bem.
    Um jinho grande
    TeresaM

    ResponderEliminar
  2. Olá Janine, boa noite.

    Te desejo uma feliz semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Janine

    Desejo que o exame corra bem, tenho a certeza que sim, o nosso corpo é mesmo uma caixinha de mist+erios. Gostei,

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, querida TeresaM. É verdade, o cheiro da casa da avó é muito especial, talvez um dia escreva um post sobre isso, ficou a fervilhar essa vontade. Um beijinho grande, boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Xekim, desejo uma semana feliz.

    ResponderEliminar
  6. Querida Geninha, muito obrigada. É verdade que temos uma caixinha de mistérios que faz parte de nós... ;)
    Um beijinho doce, continuação de boa recuperação.

    ResponderEliminar