"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cantinas voltem.... Estão perdoadas!!!.....

Pois é.... A minha aventura pelas cantinas da zona tem sido um desastre...
A primeira vez que me desloquei lá olhei para o painel que indicava os preços e fiquei a saber o mesmo acerca dos pratos que existiam.... Respirei fundo e aventurei-me... Olhei para a comida e vi carne de porco cortada aos pedaços ("nada mau, sempre têm algo que eu conheço", pensei na altura) e escolhi logo isso com um gesto de indicador; pedi arroz branco também apontando... Fiquei toda contente por terem sopa! Tirei logo o prato de sopa para o meu tabuleiro... Desloquei-me para outro lado, nada de fruta... Ah, mas havia pepino cortado aos bocadinhos...em água! Achei estranho, mas foi escolhido!!!

Primeira sensação: a sopa!!! Levei a colher à boca e senti doce em vez de salgado e frio em vez de quente... Haviam bagos de uvas dentro da sopa... Desapontamento!! Eles têm sopa fria e doce!!!! Que horror!!! ;) Olhei para o lado e vi 1 casal na casa dos 50 anos a comer a sopa com naturalidade... Choque cultural é assim!!! Foi posta de lado!!!
Carne com sabor normal, arroz com sabor a arroz e o pepino? O pepino estava rijinho mas doce!!! A calda onde ele estava era doce!!! Outra admiração idiota para os húngaros, com certeza! Mas comeu-se!

(De ressalvar que o pepino aqui na Hungria é bastante bom, ontem fiz salada de pepino à noite e é mesmo delicioso e maior que os nossos! LOL)

Hoje voltei às cantinas já a dizer mal delas antes de as ver!!! Desta vez comi carne de vaca no mesmo estilo da outra e massa que mais parecia cuscus gigante. Sopa, nem pensar! Fruta come-se quando se chegar a casa... Vi um coreano a fazer 1 mistela das grandes: levava 1 prato de carne de porco com molho, arroz e 1 panado por cima!!! Grandes misturas!!!! Tão pouco tempo e já tenho saudades de um prato português... e até das cantinas da cidade universitária!!! Estou a delirar??? Meninas, aproveitem que essas cantinas são 5 estrelas!!!! HIHIHI

Ah, ia-me esquecendo do café, há sempre máquinas de café espalhadas por todo o lado e acreditem ou não sabe-me sempre bem aquele café. Fica a 80ft, ou seja uma média de 0.30 euros.

Beijinhos....


O preço nunca é como o nosso prato social (fixo), paga-se cada ingrediente em separado

2 comentários:

  1. (Pedro) Oi miuda, espero que te estejas a divertir e em relação à cantina, isso daqui a uns tempos vai-te parecer um pitéu... ou não :)
    Já percebi, pela descrição, que o campus é bonito e tem uma zona verde envolvente excelente. E o resto da cidade, já tiveste oportunidade de conhecer? Manda mais fotos e já agora manda também das hungaras com mini mini saia, só para comprovar a tua história :)
    Olha o Francisco faz hoje 18 meses, está um matulão e esperto como o pai.
    Beijos grandes dos 3, diverte-te....

    ResponderEliminar
  2. Olá!!!! Pois é, o dia 22 tem muito de duplamente especial!!!! ;) A esta hora já estou quase morta de sono, parece que já me sinto um bocadinho húngara nesse aspecto... ;) Prometo tentar tirar 1 foto dessas mini mini saias húngaras e falar um pouco sobre isso aqui no blog.
    Quanto a Debrecen city, brevemente também... Aguardem mais um pouquito que gerir o tempo não é fácil!!.... ;) Beijinhos grandes para os 3!! ;)

    ResponderEliminar