"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Debrecen - alguns apontamentos "A Roma Calvinista"

Já é tarde por aqui, mas não resisti a falar um pouco sobre Debrecen, que realmente ainda não dei a conhecer...
Só uns pequenos apontamentos, o resto ficará para mais tarde!...

Esta encantadora cidade tem 200 mil habitantes, sendo a segunda cidade do país.

Agora um pouquinho de história...

"Debrecen, que chegou a ser declarada propriedade sultânica em 1555 quando caiu nas mãos dos Turcos, conseguiu resistir depois à Contra-Reforma encabeçada pelos Habsburgos, mantendo o epíteto de capital protestante da Hungria que já havia adquirido em 1540 quando se converteu na Roma Calvinista. Foi ainda em Debrecen, na altura capital da Nação, que, a 14 de Abril de 1849, Lajos Kossuth destituiu os Habsburgos e proclamou a independência da Hungria.

Hoje a cidade é conhecida pelas suas excelentes termas e pela sua reputada universidade."

Devo confessar que ainda não fui a banhos (públicos, claro!) por aqui...mas estará para muito breve

Ficam umas imagens para se deliciarem....



O que podem ver é a Grande Igreja Reformada: é a grande igreja calvinista da cidade! Ela ocupa o lugar de uma outra de 1291, a de Sto. André, destruída pelo fogo em 1802. A presente igreja foi erigida entre 1819-23, segundo projecto de Mihály Péchy. O seu órgão data de 1838. Foi nesta igreja que, a 14 de Abril de 1849, se reuniu o parlamento húngaro para, na voz de Lajos Kossuth (ainda se conserva a cadeira donde proferiu o discurso) e à revelia do regime habsbúrgico, ser declarada a independência unilateral da Hungria.

Podem ver também o eléctrico que circula por toda a cidade.



Mais dois aspectos do eléctrico fofinho nas ruas de Debrecen... ;) E o pormenor arquitectónico do prédio rosa à direita....  Ah, e o pormenor dos sinais de trânsito, estão pendurados nos fios... Achei tão estranho no 1º dia, mas agora já acho giro... Até porque nas grandes passadeiras para peões, os semáforos indicam o tempo que temos para passar até retornar a vermelho, muito útil!!


Beijinhos....
Bons sonhos.....







2 comentários:

  1. Mto me contas... Já tou com vontad pra t dar uma visitinha =) Ihih

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. conta lá qual é o álcool local ao qual te tens dedicado?
    é que até já andas a confundir a esquerda com a direita! :p

    beijocas cheias de saudade!

    ResponderEliminar