"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Terra Magyar...

A chegada a terra Magyar foi pacífica após 3h30min de avião...

A primeira impressão dos Húngaros não foi a melhor... e, para dizer a verdade, nem a segunda, nem a terceira... :) Mas a realidade é que aprendi a perceber que são um povo fechado à partida, que, à medida que vai conhecendo, se vai libertando e abrindo sorrisos....

Hello! Sorry, do you speak english?, pergunto eu pela milésima vez nestes dias iniciais.... Surge um abanar de cabeça e.... o meu desepero....
Truque! Mesmo que digam que não, falar em inglês com eles à mesma.... Uf!!! Canseira.....

São 1 povo madrugador, coisa que tenho aprendido às minhas custas.... Ai! E eu que gosto tanto de dormir!!!!...... E, claro está, já dizia o ditado, povo madrugador deita cedo(r)....
Às 20.30 fecham as barraquinhas de comida aqui no campus, imaginem!
E pensava eu se estivesse a ler este blog em Portugal: "Coitada! Quis comer e não pode!". Nada disso! Quem está em terra Magyar acaba por ter os hábitos dos magiares! Estava a comer às 19.30 e já me pareciam 21! E claro, assisti ao fecho da barraquinha porque fiquei a pastar no banco da esplanada a observar tudo....

E os supermercados do campus? Abrem às 7.00, outros às 6.30, outros às 8.oo, o mais tardar!!!
Hoje fui comprar umas ameixas que, para grande espanto meu (a ignorância provoca estas coisas...) eram a fruta mais barata que tinham. Fiquei toda contente, claro! A senhora do supermercado perguntou se queria que as lavasse... Nunca tal me tinha acontecido!
Disse que sim, claro!! (Atenção! Isto foi tudo com gestos!!!) E lá fui eu para casa toda contente a comer ameixas....

As laranjas são caríssimas... Lol

Beijinhos.....

4 comentários:

  1. Olá Filhota!

    Espero que te estejas a dar bem por aí!

    de facto o povo hungaro é completamente diferente. Outra cultura... Povo Eslavo...

    Já agora umas palavras em Hungaro:

    Atenção, o ö lê-se e
    Esik = comer
    köszönöm (kesenem)= Obrigado
    kérem szépen = por favor
    autóbusz = autocarro
    könyv = livro
    mozi = cinema
    tegnap = ontem
    ma = hoje
    holnap = amanhã
    hétfő = 2ª feira
    Keed = 3ª feira
    szerda = quarta-feira
    csütörtök = 5ª feira
    péntek = sexta-feira
    nagypéntek = Sexta-feira Santa
    szombat = sábado
    vasárnap = domingo
    Domokos = Domingos


    Espero que te sirva para alguma coisa.
    Espero também que tudo esteja bem contigo.
    Um beijo grande.

    Fica bem.
    Adoro-te miúda.

    Oscar Correia

    ResponderEliminar
  2. Olá fofa então já estás completamente integrada, não é verdade? Como são os teus colegas e profes? Vai continuando a dar-nos a conhecer coisas novas e interessantes. Existem por ai produtos biologicos?
    Jinhos das primas, tia e tio.

    ResponderEliminar
  3. Completamente não se pode dizer, mas não está mau para 1a semana... A minha turma não é fixa, para cada disciplina tenho colegas diferentes... Existem muitos mas mesmo muitos israelitas... Alguns bastante atrevidos que querem logo meter conversa e ficar com o número de telemóvel para poderem chatear à vontade...
    Também tenho um casalinho de polacos nalgumas práticas que ainda não percebi muito bem se são namorados, mas estão-me sempre a requisitar para estar ao pé deles... Um dia destes falo mais especificamente sobre os vários tipos de colegas que tenho, tenho que observar melhor...
    Quanto aos professores, todos falam inglês e têm sido todos muito acessíveis.
    Produtos biológicos? Sim, existem!!! :) Comprei vinagre biológico sem querer!!! Beijinhos para os 4, especialmente para as minhas meninas mais pequenas.... ;)

    ResponderEliminar
  4. Querida Janine
    Fazes cá falta e ainda passou pouquinho tempo... Vou continuar a vir aqui para ter notícias tuas e ver fotos giras:)
    Um grande beijinho e aproveita tudo mt bem*
    Vera

    ResponderEliminar