"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

domingo, 25 de abril de 2010

25 Liberdades


Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.
Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.

Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.

Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".

Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.

Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás. 


Ermelinda Duarte






Nasci em 1984, 10 anos passados da revolução de Abril...
E, apesar das mágoas e do sofrimento que este período deixou em alguns Portugueses, apesar do tempo em que vivemos não ser o ideal a nível social e económico, apesar de haver muitas imperfeições neste país que é Portugal... Valeu a Pena!

Sinto-me Orgulhosa deste povo que decidiu ser livre, que conseguiu um país melhor para as gerações que se seguiram, um país onde se pode dizer o que se pensa, onde as mulheres podem votar, onde a mulher conquistou aos poucos o seu papel socialonde as pessoas podem optar a nível profissional, a nível pessoal, a nível sexual... Um país onde não há separação de sexos nas escolas, onde as mulheres têm direito ao ensino superior, onde os namorados podem ter manifestações de afecto em público (e que manifestações, por vezes! ;)), um país que ficou mais alegre e mais tolerante...

É certo que existem muitas imperfeições, muitos preconceitos ainda, muitas coisas de que não nos orgulhamos neste país, que é meu, que é nosso, que é de todos...

Mas fico triste, tremendamente triste...quando oiço pessoas tão jovens a defender que "no tempo de Salazar é que era"! 
Somos livres, somos livres, não voltaremos atrás. Muito mal andamos nós, gerações pós 25 de Abril, se não percebermos o nosso dever (e não só os direitos!!). O nosso dever de não deixarmos a história voltar atrás, o dever de levar para as futuras gerações ensinamentos de Abril, a história do nosso povo, das nossas conquistas, da nossa liberdade que tanto custou a alcançar!!!
Este país de hoje, com todos os seus defeitos, é um país que vive em Democracia, é um país onde respiramos liberdade, transpiramos liberdade, rimos liberdade, bebemos liberdade, choramos liberdade (apesar de alguns assuntos menos esclarecidos)... E cabe-nos a nós, não só criticar, mas sermos activos na conquista diária, e reconquista diária destes direitos, destes ideais... 
Sermos activos na conquista de um país menos corrupto e mais justo (para mim são os dois grandes problemas nacionais)... Sermos activos na educação das novas gerações, dando o exemplo. Sermos activos na luta contra a desigualdade, a injustiça, a xenofobia, o racismo, a pobreza.
É claro que pode ser uma grande Utopia, mas vale a pena tentar...
E se todos tentarmos teremos melhores seres humanos e, certamente, um Portugal mais Feliz.

Ah, e já agora, para aqueles jovens que expressam a sua opinião contra o 25 de Abril, nunca é tarde para lembrar que só lhes é permitido dizerem essas parvoíces porque já nasceram em Liberdade...
Informem-se, vão votar (e não fiquem sentados à espera que os outros decidam por vós) e façam qualquer coisinha para mudar o país para melhor.)

E para todas as amigas e amigos que passam por este espaço, um beijinho com muito carinho e...
Sejam Felizes, quaisquer que sejam as escolhas pessoais.
Estamos cá todos para sermos Felizes e para sermos diferentes, em Liberdade.



4 comentários:

  1. Querida Janine, que belo post! Tu não estavas ainda do lado de cá das "cegonhas" mas sentes muito bem o espírito desse dia claro, como lhe chamou Sophia. Eu e o Jorge éramos estudantes, mas já tínhamos casado, (porque nesse tempo viver junto era um escândalo) e vivíamos numa casa pequenina o nosso ainda pequenino casamento. Foi lindo, Janine! Ainda não sabíamos sequer como ia correr a liberdade e já estávamos felizes.
    Como a gaivota da cantiga, o que importava era ser livre! Um beijinho e um cravo para ti!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, querida Madalena... Ainda bem que podemos viver assim, livres... E Felizes porque somos livres!
    Um beijinho com muito carinho.

    ResponderEliminar
  3. Os verdadeiros amigos surgem na nossa vida nas horas que mais precisamos deles,
    são lápis de cor trazendo alegria, a esta nossa vida cinzenta,
    são estrelas que nos guiam para um porto seguro, o triste e solitário navegador,
    são passos suaves na rua deserta,
    são traços sensíveis na pele guerreira,
    são lindas tatuagens com formas bonitas,
    pois ficam para sempre na vida da gente.

    Quando Deus abriu a janela do Céu
    e viu-me e perguntou. . .
    Qual o teu desejo para hoje?

    Eu respondi

    "Senhor, por favor cuida bem
    da pessoa que esta lendo esta
    mensagem, pois é minha amiga .

    Beijinhos Janine e uma semana muito feliz.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, querida Natália. Uma semana muito feliz, também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar