"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

sábado, 24 de julho de 2010

Despedida e Saudade

Escrevo-vos nas minhas últimas horas na cidade que me acolheu neste ano maravilhoso, repleto de experiências que ficarão para sempre.

Tudo foi rapidamente estranho no início, mas até a antipatia dos húngaros se entranhou depois de muito se estranhar.

Percebo melhor este povo, a sua cultura, o seu modo de pensar, apesar de continuar a achar que em simpatia são, talvez, o povo menos simpático de toda esta nova velha Europa que conheci.

De qualquer modo, foi aqui que vivi desde Setembro, fui Feliz, e também o devo a este país, a todas estas diferenças.

Numa Europa cheia de diferenças, cada vez mais precisamos de Paz e Tolerância, de Compreensão. É também a olhar para os outros, a respeitá-los, a tentar percebê-los que nos tornamos Melhores.
Para além da diversão, dos amigos tão diferentes, das diferentes metodologias de ensino, sinto que reaprendi a Tolerar (Debrecen está preenchida com tantas culturas diferentes: Israelitas, Iranianos, Coreanos, Turcos....)

É inevitável estar diferente, pensar de forma diferente, sentir de forma diferente...
Valeu a Pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena!
Valeu muito a pena!

Obrigada a Ti, por tudo e por nada!
Obrigada a todos os que estiveram presentes de todas as formas possíveis desde o início desta aventura: Família e amigos.
Obrigada a todos os que aqui comentaram, foram demasiado importantes.

Um agradecimento especial às amigas do peito, sem vocês este Erasmus tinha sido muito menos vivo, muito menos sentido, muito menos emotivo. Obrigada por serem incansáveis no apoio e nos comentários, sempre, sempre presentes, apesar de nunca nos termos visto pessoalmente.

Obrigada a todos os meus colegas Erasmus, por me ensinarem a viver e a saber como não viver.

Obrigada a todos os que me esperam em Portugal, ansiosamente.
Obrigada a todos os que se emocionaram na Despedia.

Assim é a vida, e ela é, acima de tudo, para ser Vivida, na busca de uma Felicidade utópica, mas que tem de ser buscada sempre, passando por cima de qualquer obstáculo.
A vida também é Erasmus, este espírito de aventura, esta sede de ser Feliz e de Conhecimento, no mais vasto campo que esta palavra abrange.

Despedida e Saudade, de tudo, de todos os espaços...
Da minha Hungria.
Da minha cidade de Debrecen.
Da minha Budapeste.

Das pessoas especiais.

Da minha Lisboa. Da minha Coimbra.
De todos os que me Amam.
Até já!

Um beijo enorme do tamanho do mundo.
Viva o Erasmus.
Viva a Vida.

9 comentários:

  1. Olá Janine.

    Te desejo feliz regresso.
    Também te desejo que o futuro que tens agora em tuas mãos se concretize conforme teu desejo.
    Do coração te desejo, amiga, as maiores felicidades do mundo.

    Um grande abraço e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Viva!
    Passei hoje pela 1ª vez neste blogue e venho desejar-te uma boa chegada a Portugal. O programa Erasmus faz sempre "crescer" quem o frequenta! Fazem-se novas amizades e aprendem-se novos costumes, muitas vezes tão diferentes dos nossos.
    bj e boas férias!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, querido Xekim!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Libania! Não tenho conseguido deixar comentários nos seus blogues. Muito obrigada pelo seu comentário, venha sempre!

    ResponderEliminar
  5. Olá Janine, boa tarde.

    Feliz domingo em família.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Ver alguém ir embora de Erasmus faz-me sempre reavivar o que senti quando também vim embora (sim, já fez 6 meses =P) .. E sei que não é nada fácil! Espero por uma visita tua, ou um café!

    Um beijinho muito grande * E sê bem-vinda de volta! ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Di! Verdade, não é fácil... Mas é sinal que fizemos Erasmus, que vivemos! E isso é tãooooo bommmmmmmmmmmmmm.... Adorei! Tal como tu...
    Ficará para sempre... Tantas fotosssss, que até bate mais a saudade ao vê-las...
    Cheguei hoje de Mirandela, agora... praia!
    Em breve tomamos um cafezinho, se calhar em tua casa! ;) Beijokinhasssssss

    ResponderEliminar
  8. Olá Janine!

    Queria perguntar-te umas coisas, umas dúvidas que eu tenho. Um dia que tenhas tempinho, responde-me =)

    Bjnhsss bom regresso i boas férias!!! :D

    ResponderEliminar
  9. Olá Xana! Ando um pouco ausente da net mas está à vontade. O meu email é janinemarlise@hotmail.com
    Beijinhos

    ResponderEliminar