"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um cheirinho de Budapeste... O Parque das Estátuas...

 Durante o Comunismo, o Realismo Socialista deu origem a algumas das mais impressionantes obras escultóricas do século XX. Se na maior parte dos países do ex-Bloco de Leste prevaleceu uma atitude iconoclasta, que os levou a desfazerem-se da estatuaria socialista, os Húngaros decidiram preservar esta herança única que, até 1989, ocupava as grandes praças do país.
 Estas obras propagandísticas, algumas dos meados dos anos 80 do século passado, estão agora reunidas num dos mais peculiares parques temáticos europeus alusivos ao Comunismo.







Karl Marx e Friedrich Engels

Os autores do Manifesto comunista permanecem juntos no portal da entrada... e eu também...





Memorial à Amizade Sovieto-Húngara

Um trabalhador húngaro dá um aperto de mão a um oficial do Exército Vermelho, numa atitude de gratidão ao gosto soviético.








 

Memorial ao Movimento dos trabalhadores

As gigantescas mãos estão prestes a envolver o globo... a importância da classe trabalhadora...






 



 

Monumento à República dos Conselhos

O monumento evoca todos os revolucionários europeus que combateram na Guerra Civil Espanhola de 1936-1939









Beijinhos.....

Sem comentários:

Enviar um comentário