"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

domingo, 17 de janeiro de 2010

Farejar cultura em Budapeste...

O estudo foi posto de parte durante uns dias desde a minha chegada...
Budapeste convida sempre a mais uma visita, mais uma descoberta... E, como vale mesmo a pena, não podia deixar de vos mostrar alguns sítios por onde andei a farejar cultura no início da semana passada!...


Szent István bazilika - Basílica de Santo Estêvão


Esta igreja, projectada em 1851 por József Hild, em estilo neoclássico, a partir de uma planta em cruz grega, foi consagrada a Szent István, o primeiro rei cristão da Hungria. A construção demorou cerca de 50 anos e foi terminada por Kauser, sendo a maior igreja de Budapeste.

A sua cúpula, que foi destruída pelo fogo na Segunda Grande Guerra, foi reconstruída em 1948-49, tem 22 metros de diâmetro e 65 metros de altura. É a torre mais alta das igrejas da cidade.




                                



 Lá dentro, encontra-se guardada e conservada a mão direita mumificada do rei húngaro canonizado, Santo Estêvão.


Budapest Opera House - Teatro Nacional da Ópera



Este foi, sem dúvida, dos sítios que mais gostei de visitar (falta assistir a uma ópera à séria, mas isso terá de esperar). Por enquanto, bastou-me a visita guiada em inglês...

A ópera de Budapeste surgiu porque os húngaros não gostavam muito da ideia de terem de se deslocar a Viena para poderem assistir à ópera (claro que estou a falar de aristocracia, os únicos que podiam frequentar estas coisas)... Então o imperador Francisco José lá cedeu e disse: "Construa-se a ópera, mas com a condição de que seja mais pequena que a de Viena"... E os húngaros empenharam-se na construção da sua ópera...


Inaugurada em 27 de Setembro de 1884, na presença de Francisco José I, possuía, para a época, os equipamentos mais modernos da Europa. (A sua excelente acústica é, ainda hoje, elogiada, por grandes cantores clássicos como Placido Domingo)


O edifício de estilo neo-renascentista, foi construído entre 1875 e 1884 e dirigido pelo mais proeminente arquitecto húngaro da segunda metade do século XIX, Miklós Ybl, que teve também um papel decisivo na expansão urbana de Budapeste.






 




Aqui temos a sala principal da ópera, lá ao fundo vê-se o camarote real, o qual actualmente apenas pode ser ocupado pelas 3 figuras principais do estado húngaro - Presidente da República, Presidente da Assembleia e Primeiro Ministro.
Na altura do Império Austro-Húngaro, apenas os Imperadores Francisco José e Isabel da Áustria (Sissi) o podiam ocupar...
Contudo, se Sissi fosse sozinha à ópera, facto que acontecia com alguma frequência, já não se podia sentar no camarote real...






O lustre que é visível na sala pesa 3050Kg e, ainda hoje, o processo de mudança das lâmpadas é completamente baseado na força humana. É necessário baixar o lustre e voltar a colocá-lo no lugar. Para isto são precisas 15 pessoas.


Szépmuvészeti Múseum - Museu das Belas Artes e o meu primeiro Da Vinci ao vivo!!!! ;))


O museu começou a ganhar forma em 1870, quando o estado adquiriu a colecção de pintura da família Esterházy. A colecção foi crescendo por doações e aquisições. Em 1906, foi transferido para o espaço actual, um magnífico edifício neoclássico projectado por F. Herzog e A. Schickedanz à luz da renascença italiana. Aqui está a foto exterior...




A colecção do museu apresenta uma ampla cronologia que vai desde a Antiguidade ao sXIX.

Confesso que não deu para ver tudo com cuidado e, mesmo assim, passei a minha tarde toda lá dentro (e muito bem passada!!).
Primeiro que tudo, foi fantástico o facto de haver uma guia em inglês, voluntária, imaginem! Pertencia a um grupo de voluntárias que faz as visitas guiadas ao museu apenas pelo gosto de ensinar...arte!!! Fiquei estupefacta  pela positiva, claro! (e os húngaros subiram na minha consideração ;))
Então a guia levou-nos pela colecção permanente, onde salientou, sobretudo, a colecção espanhola de pintura - quadros de Goya e de El Greco!!! Ainda passei pelos impressionistas franceses - Monet, Manet...
Ignorei nitidamente os pintores Ingleses e os Alemães porque já era mais que tempo de aproveitar a exposição temporária.... Pintores Renascentistas Italianos!!!!

Para não cansar mais, deixo aqui o quadro que vi de Leonardo da Vinci, ao vivo e  a cores! Sentimo-nos também com história, como o quadro... Fiquei realmente Feliz por poder estar ali a olhar para ele, a ver um quadro feito por um Génio, há mais de 500 anos atrás....

 



No ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia esta sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama com o Arminho, encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranquilo, insinuando o início de um sorriso sereno.
O arminho repete-lhe o movimento da cabeça, criando uma sintonia entre a modelo e ele.
O Arminho representa o sobrenome da jovem em grego galée, mas também é o símbolo do seu amante Ludovico Sforza. Cecília abraça carinhosamente o seu amor junto ao colo. 
Após a conclusão desta surpreendente obra de arte, Ludovico termina seu romance com a jovem e casa-se com Beatriz d'Este.


Confesso que nunca me senti tão rodeada de cultura em tão pouco tempo, foi uma sensação muito boa... Farejei e...snifei cultura!! Mas não snifei mais nada! ;)

Todos devíamos ter, de vez em quando, uns dias para visitar coisas novas, ver quadros bonitos, devia ser obrigatório nas receitas médicas... Bem, mas enquanto isso não é obrigatório, divirtam-se o mais que puderem, onde quer que estejam, com as pessoas de quem gostam, em sítios bonitos, nem que seja em casa...

Um beijinho grande, deixo-vos a foto do mosolyhivatal, por piada! Como tem uma palavra do meu blogue, quis desde logo pô-la aqui...

Mosoly hivatal significa "Escritório de sorrisos", suponho que deva ser uma clínica dentária em Budapeste, mas espero que a vossa semana seja um grande Escritório de Sorrisos... :)



Fiquem bem e cuidem-se...
 



6 comentários:

  1. Olá Janine.

    Boa semana e que seja proveitosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Janine.
    è bem verdade o que dizes temos tanta coisa bonita para ver e conhecer,fazes bem em visitar esses sitios todos ,podes crer que ficas mais rica ao adquirires esses conhecimentos todos.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Beijinhos Xekim, uma óptima semana!

    Olá querida Natália! Obrigada pela visita, um beijinho com carinho.

    ResponderEliminar
  4. Janine estás em budapeste!!! Que fixe!! E que fotos espectaculares. Bem diverte-te, passeia e estuda mt também. Enfim,faz um bocadinho de cada para aproveitares ao máximo. Beijinhos***

    ResponderEliminar
  5. Que bela surpresa, Moedas!!! ;)
    Estive em Budapeste, agora estar, estar já estou em Debrecen... ;) Porque Erasmus também é estudar...hihi... e tenho exame no dia 26, Terça. Na verdade era para ser dia 19, mas aqui podemos adiar desde que haja vagas noutros dias...e foi o que fiz... Olha, tenho muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssss saudades. Vai dando notícias pelo email e vai dizendo qualquer coisa por aqui pelo blogue... Beijinho enorme, que tudo te esteja a correr muito bem!!!

    PS - Para quando uma reunião das amigas de Biologia? Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso. Obrigada por este bocadinho.
    Beijinhos,
    TeresaP

    ResponderEliminar