"à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre.

Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer.
Porque a minha força é imortal."

quarta-feira, 3 de março de 2010

Auschwitz - Memória e responsabilidade

Um dia depois do temporal na Madeira, pus os meus pés (e a minha alma), pela primeira vez, em Auschwitz, um lugar impossível de esquecer...
Foi no Domingo, dia 21 de fevereiro, que entrei num dos maiores cemitérios da História da Humanidade...

Achei essencial partilhar convosco todos os sentimentos que trouxe de volta para a Hungria... Numa altura em que nunca esteve tão forte a defesa de que o Holocausto nunca existiu, acho que é dever de todos transmitir aos mais novos toda a crueldade que aconteceu por Humanos, para Humanos, contra Humanos, há tão pouco tempo...

Em Janeiro deste ano, comemoraram-se os 65 anos da libertação do campo, pelo Exército Vermelho. Na cerimónia estiveram, ainda, cerca de 200 sobreviventes... O problema será maior quando estas pessoas morrerem... Será que vamos ser tão ignorantes ao ponto de deixarmos (re)acontecer por esquecimento, por simplesmente não querer saber?...
Espero que não...

Entretanto "deixámos" que acontecesse o genocídio no Ruanda (1994), o genocídio no Darfur (início em 2003) e muitos outros espalhados pelo mundo...

Cada vez mais, é necessária uma constante e renovada Humanidade, mais Humanizada, mais Tolerante, mais Sensível e Atenta aos problemas...

Ficam as imagens...
Fica a indignação...
Fica o silêncio...

Auschwitz I


 
À entrada do campo, a placa onde está escrito: "O trabalho liberta".


  
O nosso guia polaco, em Auschwitz, não se cansou de repetir a dureza dos factos e que, para além de judeus, também muitos polacos católicos morreram aqui... (Curiosamente, a nacionalidade com maiores deportados de judeus para Auschwitz, foi a húngara...)

  


  
"Aquele que não recorda a História está condenado a vivê-la outra vez"


  

  
Muro de fuzilamento, onde executavam pessoas a tiro.

  

O pavilhão 10, onde eram feitas as experiências médicas de esterilização, a mulheres judias, pelo Dr. Carl Clauberg, ginecologista alemão.
  

  






Crematório e câmara de gás I - no telhado vêem-se buracos para a introdução do Cyclon B

  
O forno crematório e câmara de gás I, exterior...

 
Inscrição à entrada do forno crematório: "Está num edifício onde as SS assassinaram milhares de pessoas. Por favor mantenha o silêncio aqui: lembre o seu sofrimento e mostre respeito pela sua memória"

 
Crematório I, interior



Auschwitz II: Birkenau


  

  

  
Barraca onde viviam os prisioneiros do campo.



Latrinas...


 O sítio que mais me impressionou...À direita estão em exposição cabelos cortados às pessoas que eram assassinadas nas câmaras de gás... Estes cabelos eram enviados para fábricas e eram usados como matéria-prima para tapeçarias, tal como o tapete que está ao fundo da sala, atrás do vidro... 
2 toneladas de cabelo foram encontradas em Auschwitz....

  

" Que este lugar, onde os Nazis assassinaram um milhão e meio de homens, mulheres e crianças, na sua maioria judeus, de diversos países da Europa, seja para sempre para a Humanidade um grito de desespero e um aviso."

  

Um dos quatro crematórios e câmara de gás de Auschwitz II, em ruínas devido à sua tentaiva de destruição, por parte dos Nazis, quando se aperceberam que haviam perdido a guerra.

  

  
Ruínas do forno crematório...


  

  

Inscrição perto do forno crematório: "Em memória dos homens, mulheres e crianças que foram vítimas do genocídio Nazi. Aqui estão as suas cinzas. Que as suas almas descansem em Paz."

  

  

  





10 comentários:

  1. Olá Janine.
    É bom que não esqueçamos para que a história não se repita.
    Beijinhos, e tudo de bom pra ti.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que disseste! Infelizmente, esta historia foi so' uma repetição de outras historias parecidas, e no's, Portugal, somos parte de uma delas! O ser humano e' um animal muito estúpido! Infelizmente!
    Para provar isso, e' so' olhar para o pai's formado pelas pessoas que sofreram mais com o Holocausto, e os erros que hoje cometem!

    ResponderEliminar
  3. Querida Janine,
    a tua descrição e as imagens deixam-me arrepiada!!, eu era incapaz de visitar esse lugar!! só de pensar que tanta gente sofreu e morreu aí...aiii!!! como é que é possível???
    fico sem palavras.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho, querido Xekim.

    Um beijinho, Duarte.

    Querida Graça, este tema realmente é arrepiante... Amanhã mudo o post porque é muito pesado, mas senti que o devia pôr aqui...
    Um beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
  5. Ola Janine
    Deve ser de facto arrepiante visitar lugares como este...mas por outro lado é vendo e mostrando ao mundo que se toma consciencia do mal que foi/é feito todos os dias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Janine

    De vez em quando venho visitar o seu blog, ao qual cheguei através de uma das "guerreiras" (já não sei qual). Também quando visitei Auswitz o qua mais me impressionou foi exactamente aquela vitrine. Infelizmente parece que o mundo se vai esquecendo daquele horror.

    Helena

    ResponderEliminar
  7. Olá Querida Janine

    É incrivel como o mundo continua impavido e sereno com tanta crueldade,assistimos todos os dias, mas os homens não mundam a ambição pelo poder e tudo mais....
    Tenho andado muito perguiçosa, mas quero deixar aqui um grande abraço pela força que me tens dado. Obrigada

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga.

    Feliz fim de semana pra si e família.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Janine
    Estou também arrepiada de ver estas imagens,sabes já as vi na TV mas hoje aqui descritas por ti que visitaste o campo, o sentimento de revolta ainda é maior.
    Diz o Xekim.
    (É bom que não esqueçamos para que a história não se repita)pois eu acho que muitos já esqueceram e outros nem acreditam ou não lhes interessa acreditar,como tu disseste tanta maldade que já foi feita depois disto.
    Amiga desejo-te um bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Querida Janine, gostei muito de seguir esta tua reportagem a um local incrível. Estive lá há dez anos e a impressão que me causou nunca mais me largou. Birkenau custou ainda mais. Fui de Cracóvia, numa "excursão". À ida, tudo conversava; no regresso, o silêncio pesava no ar...
    Beijinhos e obrigada pela tua alma sensível.
    TeresaP

    ResponderEliminar